sábado, 17 de outubro de 2009

Carta aberta AE Alagoas‏

Documento protocolado ontem 16-10 na sede do PT Maceió.

ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA DE ALAGOAS

Maceió, 16 de outubro de 2009.
Companheiros(as),


há pouco mais de 05 (cinco) meses entramos no governo municipal de Maceió assumindo à Secretaria de Educação. Todavia, em nenhum momento o conjunto do partido discutiu o projeto político para a educação.

Temos ciência, extra oficialmente, que às gestões anteriores da pasta lesaram de forma significativa o erário, além de terem desmantelado a estrutura da rede municipal de educação, seja através dos calotes dados aos credores, seja através das contratações ilegais de empresas e OSCIP's para a prestação de serviços, ou mesmo pela falta de manutenção predial das escolas bem como de recursos humanos nas mesmas.

Sabemos ainda que, aos poucos, vimos corrigindo os problemas burocráticos e financeiros herdados, entretanto, entendemos que não nos basta tão somente agir neste sentido, que é mais que uma obrigação de nossa gestão que, inclusive, sem receio de conflitar com interesses políticos, tem encaminhado várias irregularidades encontradas na Semed para que seja apurada a responsabilidade dos gestores anteriores.

Entretanto, a Articulação de Esquerda (AE) entende que não podemos nos focar tão somente na resolução de tais problemas, mas começar a implementar políticas mais agressivas para à Educação, seja através da construção de novas escolas com estruturas completas - inclusive como forma de reduzir o número de prédios alugados para funcionamento de escolas, seja com uma política de investimento em melhor qualificação dos quadros desta secretária, seja com a implantação de novos programas em nível municipal que contribuam com a melhoria da educação em Maceió - isso sem contar com os programas em parceria com o Governo Federal que já vêm sendo implementados.

Ou seja, entendemos que não podemos fincar nossas ações tão somente nos programas já existentes. Temos que implementar políticas que revolucionem a educação municipal. Para tanto, faz-se necessária uma discussão aprofundada no partido a fim de que possamos construir um verdadeiro projeto Petista para a educação municipal, visando atender aos mais carentes, e não somente um balanço de gestão.

Afinal, independentemente das diferentes correntes políticas internas, entendemos que à Secretaria Municipal de Educação é mais um espaço para dialogar com a sociedade através de políticas públicas, de forma a contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, garantindo uma educação básica e fundamental de qualidade.

Outrossim, temos o entendimento que um fracasso na Semed não abalaria o prefeito Cícero Almeida, mas ao Partido dos Trabalhadores, motivo pelo qual temos de nos empenhar ainda mais para que nossa administração dê certo.

Neste sentido, reforçamos nosso compromisso em contribuir com o projeto político do PT na Semed não só em sua execução, mas na construção conjunta com todo o Partido dos Trabalhadores.


Articulação de Esquerda - Alagoas

Marcondes Machado
82 9972-3103

AFRO-BLOG'S