quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Comissão debaterá profissão de diarista


A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizará nesta quarta-feira (4), a partir das 10 horas, audiência pública para discutir a profissão de diarista.
De autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), o projeto (PLS nº 160/2009) define os deveres e os direitos dessa profissional.Segundo a parlamentar, o projeto tem por objetivo beneficiar a categoria, atendendo reivindicações antigas como maior reconhecimento. No Brasil, nos últimos dez anos, houve aumento de 40% do número de mulheres envolvidas na atividade de doméstica e de diarista.
"Essa profissão se tornou uma das principais áreas de ocupação das trabalhadoras brasileiras", afirmou.
Para a audiência foram convidados o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a ministra da Secretária Especial da Mulher, Nilcéia Freire, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Maria de Assis Calsing, o Presidente do Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino e a Presidente da Federação das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Maria Creusa.Serys informou que uma das entidades que apóia seu projeto é a Organização Doméstica Legal, cujo endereço na internet é www.domesticalegal.com.br.
"Precisamos resgatar a dignidade do trabalho doméstico no Brasil e possibilitar o reconhecimento da atividade desenvolvida pela mulher, contingente majoritário nesse segmento", disse a senadora.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

AFRO-BLOG'S