terça-feira, 3 de novembro de 2009

Fim da 1ª Conferência Estadual de Comunicação - CONECOM – RJ - 2/11/2009


A 1º Conferência Estadual de Comunicação do Rio de Janeiro (CONECOM) ocorreu entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, no teatro Odylo Costa Filho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).



No primeiro dia da conferência, cerca de duzentas pessoas inclusive de outras cidades, reuniram-se no teatro às 13h para acompanharem a cerimônia de abertura. Em menos de vinte minutos, poucas palavras de boas vindas abriram e encerraram a cerimônia deixando estupefatos os que lá estiveram presentes.



O segundo dia de conferência já começou quente, seja pela falta de material de apoio para escrita, seja pela ausência do regime interno disponível aos participantes, a ausência de organização do evento gerou polêmica. Foram necessárias mais de três horas para regularizar e aprovar o regimento para depois, finalmente, dar início aos trabalhos.



Após duas palestras, uma com o professor Marcos Dantas (UFRJ) e outra com o Cesar Rômulo Silveira Neto superintendente-executivo da TELEBRASIL, os participantes se dividiram em grupos por eixos onde cada representante teve 3 minutos para defender suas teses e propostas. Os trabalhos foram finalizados por volta das 19h para que no terceiro e último dia fosse retomado às 10h.



O último dia da CONECOM, um domingo de pré-feriado, os trabalhos começaram em massa e ofuscados por reuniões à parte. Do lado de fora do teatro, os segmentos estavam reunidos com a finalidade de selecionar os delegados para a Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM) em Brasília.



Transtornos e desencontros à parte fiquem animados: o esforço, dedicação e participação de quem esteve na CONECOM e da comissão organizadora, renovam as expectativas de que sem dúvida a participação do Rio de Janeiro na CONECOM é extremamente expressiva e importante no meio das comunicações do nosso pais.



Por fim, esta conferência entrará para a história da comunicação brasileira e ratifica a luta pela democratização do acesso à informação pela ABETELMIM, a qual teve um representante eleito entre 54 delegados que se dirigirá a Brasília. Nossos parabéns à entidade de classe dos “antenistas”, que representará também as comunidades e cidades do interior do Brasil e a sociedade civil.



A equipe ESPAÇO LINE cobriu o evento e os vídeos estarão disponíveis em breve.

Equipe ESPAÇO LINE

AFRO-BLOG'S