sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Grupo GETTHI-MARX realiza seminário “Marxismo e História”


Fonte: GETTHI-MARX

• O Grupo de Estudos de Teoria e Trabalho de História em Marx (GETTHI-MARX) realiza, nos dias 10 a 12 de novembro, o seu Terceiro Seminário “Marxismo e História”. O evento acontece no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, que fica no Largo de São Francisco, nº 1, Centro, Rio de Janeiro (RJ).
O grupo de estudos é formado por graduandos de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro e existe desde 2004. Atualmente, está em sua segunda e terceira gerações, promovendo rodas de leitura de obras como O Capital, e demais contribuições de Marx e dos marxistas.
Por não se colocar apenas como um grupo de estudos, o GETTHI-MARX promove seminários e diferentes eventos que servem de alavanca para o debate político e filosófico acerca de pontos fundamentais no país e no mundo. Este ano, organiza o terceiro seminário. O grupo atua no sentido de promover o maior aprofundamento das contribuições teóricas no campo marxista, em falta hoje em dia nos meios acadêmicos, assim como consolidar um pensamento contra-hegemônico que enfrente a consensualização de valores da ordem dominante.
SERVIÇO:
Terceiro Seminário Marxismo e HistóriaDe 10 a 12 de novembro de 2009
Local: Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Endereço: Largo de São Francisco, nº 1, Centro, Rio de Janeiro
Organização: GETTHI-MARX (Grupo de Estudos de Teoria e Trabalho de História em Marx)
PROGRAMAÇÃO:
Dia 10, terça-feira
10h – “40 Anos de Woodstock: Contracultura, Rebeldia e Rock n’ Roll”
Convidados: Prof. Francisco Carlos Teixeira (História/UFRJ) e Pedro Rocha (Doutor em Filosofia)
18h – “Paradigmas da História em Perspectiva”Conferência: Profa. Virgínia Fontes (História/UFF)
Dia 11, quarta-feira
10h – “1929-2009: A Crise Ontem e Hoje”Convidados: Demian Mello (Doutorando em História/UFF), Prof. Mauro Iasi (Serviço Social/UFRJ) e Ricardo Gilberto (Mestrando em História/UFF)
18h – “Os 30 Anos da Lei de Anistia”Convidados: Profa. Anita Prestes (História/UFRJ) e Prof. Renato Lemos (História/UFRJ)
Dia 12, quinta-feira
10h – “A Educação na Lógica do Capital”Convidados: Prof. Mário Luís (História/CEFET-RJ) e Prof. Roberto Leher (Educação/UFRJ)
18h – “Os 20 anos da Queda do Muro de Berlim e a Atualidade do Socialismo”Convidados: Prof. Carlos Nelson Coutinho (Serviço Social/UFRJ), Prof. Felipe Demier (História/UFRJ) e Prof. José Paulo Neto (Serviço Social/UFRJ)

AFRO-BLOG'S