terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

II Conferência Nacional de Cultura

 

Ministro Juca Ferreira dá posse à Comissão Organizadora Nacional

O ato de instalação da Comissão Organizadora Nacional da II Conferência Nacional de Cultura (CNC) será realizado, amanhã (4), às 10h30, no Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, 16, no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e dos membros representantes das 39 entidades responsáveis pela organização da Conferência, entre elas: o Ministério Público Federal, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Nacional de Juventude, Ministério da Justiça, Ministério das Relações Exteriores, Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Sistema CNI/Sesi/Senai, e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Antecedida por cerca de 3 mil conferências municipais e estaduais em todas as unidades da federação, com a participação de mais de 200 mil pessoas, a II CNC será realizada em Brasília, de 11 a 14 de março de 2010.

Sobre a conferência

A II CNC é uma instância democrática de discussão e proposição de políticas públicas, baseada nos preceitos constitucionais de liberdade de expressão e de participação cidadã. Nesse processo participam artistas, produtores, gestores, empresários, patrocinadores, pensadores, ativistas da cultura e a sociedade em geral.
Os principais objetivos da II CNC são avaliar os resultados da I Conferência, realizada em 2005, acompanhar a aprovação do Plano e do Sistema Nacional de Cultura, e planejar a implementação dos mesmos.
As etapas municipais e estaduais contaram com a participação de mais de 200 mil pessoas, em todos as unidades da federação. Em relação à I CNC, houve um aumento de 150% no número de municípios que realizaram suas conferências (2.992 municípios, incluindo todas as capitais).

AFRO-BLOG'S