quarta-feira, 17 de março de 2010

Prosseguir na Mobilização da Juventude do PT

Orientações para os Encontros Estaduais da Juventude do PT

A JPT vem construindo um processo vitorioso de organização dos jovens no partido. A partir dos desafios definidos em nosso I Congresso e das ações realizadas, deste então, pelas nossas instâncias, a Juventude do PT vem contribuindo para colocar a pauta da juventude no centro dos desafios de 2010.

Iniciamos este ano à altura deste desafio. Mobilizamos mais de 4 mil jovens petistas em nossas plenárias estaduais e realizamos um Encontro Nacional com cerca de 500 delegados. A marca deste processo foi a grande politização, unidade e a energia militante necessárias para a disputa que teremos pela frente.

O saldo foi o grande destaque que a juventude e os temas, por nós, propostos tiveram no IV Congresso do PT e no discurso de nossa candidata, Dilma Rousseff. Ou seja, nossa mobilização e capacidade de formulação política foram decisivas para que a juventude entrasse no centro do debate político.

No entanto este foi apenas o primeiro passo. Somente o enraizamento e repercussão nos estados e municípios farão com que, na campanha nacional e nas campanhas de nossos candidatos aos governos dos estados e nas candidaturas proporcionais, a juventude seja incorporada pra valer.

Nesta perspectiva, os Encontros Estaduais da Juventude do PT são fundamentais. Quando a Direção Nacional propõe o ENJPT, ela o enxerga como um processo que acumula forças para que, no início da campanha, estejamos em condições de fazer a grande disputa de projetos que temos pela frente. Não basta incidirmos na política nacional se ela não tiver desdobramento nos estados.

Assim sendo, a Direção Nacional da JPT apresenta esta orientação para as Direções Estaduais da JPT realizarem os seus respectivos Encontros Estaduais, com a intenção de intensificar e fortalecer o papel central da juventude nas eleições e no projeto petista, mobilizando a juventude por todo o país.

1. Objetivos dos Encontros Estaduais da JPT

Os principais objetivos dos Encontros Estaduais são:

a) Debater as resoluções do Encontro Nacional;

b) Realizar um diagnóstico sobre a juventude no estado e um balanço das políticas desenvolvidas pelo governo estadual e o impacto local das ações do Governo Lula que atingiram a juventude direta e indiretamente;

c) Produzir as diretrizes da JPT para o Programa de Governo do/a candidato/a petista, ou dos partidos aliados, ao governo do estado, para então dialogar com as demais juventudes partidárias;

d) Iniciar o planejamento da estratégia, tática e tarefas da JPT na campanha estadual;

e) Convocar e organizar o calendário dos Encontros Municipais da JPT;

2. Tarefas das Direções Estaduais da JPT na preparação dos Encontros

A pauta dos Encontros será, essencialmente, a conjuntura estadual. Assim sendo, a responsabilidade por sua organização e realização será das Direções Estaduais da JPT, com o devido suporte da Direção Nacional da JPT. Para tanto, as tarefas abaixo são fundamentais que sejam cumpridas:

- Data do Encontro: o período de realização está previsto para os meses de março, abril e maio. Entretanto, é importante que ele seja realizado antes do Congresso Estadual do PT. A experiência do ENJPT demonstra que, um bom encontro de juventude antes do encontro geral do partido, faz com que as nossas pautas e propostas consigam ter mais força.

- Texto-Base: As Direções Estaduais da JPT deverão preparar e divulgar amplamente um texto-base, que verse sobre os temas do Encontro, organizado a partir de um balanço e dos desafios da política de juventude a nível estadual.

- Regimento do encontro

O regimento deve ser definido pelas Direções Estaduais, a luz do título III do regimento nacional e destas orientações. As comissões organizadoras estaduais serão as Executivas Estaduais da JPT.

- Organização dos comitês locais

É fundamental no Encontro Estadual que a Direção Estadual possa mapear e definir os municípios para a realização das etapas locais e a organização dos comitês de campanha Dilma Presidenta. Além disso, deve chamar e envolver os movimentos e organizações juvenis já nesta etapa. A campanha deverá ser muito descentralizada e incorporada pelos vários atores e segmentos, não somente na mobilização, mas também para a elaboração das diretrizes de programa de governo.

- Registro do Encontro

É muito importante o registro das etapas estaduais, tanto fotográfico, como escrito. Será necessário encaminhar a Direção Nacional da JPT:

a) a lista dos presentes, constando nome, município e e-mail; b) o relatório final do encontro, com as diretrizes de Programa de Governo e os encaminhamentos da estratégia; Assim, será possível que as definições do Encontro Estadual sejam incorporadas na dinâmica nacional e nos permita um maior acompanhamento.

A documentação deverá ser enviada para juventude@pt.org.br, tendo como prazo 7 (sete) dias após a realização do respectivo Encontro.

AFRO-BLOG'S