segunda-feira, 7 de junho de 2010

FSM: Site Rumo a Dakar já está no ar

A partir de agora você pode participar do processo Fórum Social Mundial 2010 por meio do site Rumo a Dakar: http://fsm2011.org. Em 2010, movimentos sociais e organizações civis vão organizar em todo o mundo seus próprios fóruns para debater alternativas para a crise civilizatória que assola a humanidade. As respostas para essa crise – que muito mais que financeira, é também ética, política, ambiental, climática, de justiça, entre outros aspectos – só serão possíveis com a mobilização de diferentes atores da sociedade. É por isso que estamos convidando a todos os interessados a se juntarem a nós.

Parte do site vai reunir informações sobre os eventos realizados ao longo de 2010. Na outra, o internauta encontrará, a partir dos próximos meses, dados sobre o evento de Dakar. O menu superior e a parte central do site, portanto, foram reservados para o evento de 2011. Pelo conteúdo da área lateral (à direita), será possível acompanhar o histórico do FSM e o processo 2010.
FSM 2010

O destaque é para Envie seu depoimento, que permitirá  ao internauta compartilhar documentos, fotos e vídeos sobre os eventos.  Esse material é fundamental para embasar as discussões que serão realizadas no Fórum Social Mundial 2011.

As demais seções são:

O que é o FSM 2010: Informações de como está sendo construído o processo deste ano.

Agenda: Aqui, você postará os detalhes do evento organizado por sua instituição ainda em 2010.

Participe do FSM 2010: Esta seção está recheada de orientações para você e sua organização estarem mais próximos ao processo que construirá Dakar. Dicas de como organizar um evento e/ou atividade em consonância com o princípios do Fórum, além de envio de depoimentos (vídeos, fotos, textos e áudios), download do símbolo do Fórum e informações das estratégias adotadas pelos eventos de 2010.
FSM 2011

Fornecerá todas as informações necessárias para os participantes do evento de Dakar e para quem vai acompanhar as dicussões a distância, além das últimas notícias do que está acontecendo em Dakar. E mais:

FSM 2011: Informações da organização do evento.

Participação: Nessa seção estarão disponíveis os valores das inscrições, além de orientações de acomodação, tradução, alimentação, stalls, voluntariado e detalhes sobre o Senegal.

Doação: Para os interessados em apoiar financeiramente o evento.

Imprensa: Onde ficarão disponíveis os releases para divulgação das ações durante 2010 e o evento 2011.

Links 2011 e FAQ:  Links úteis e respostas de perguntas mais freqüentes.

Notícias: Matérias, fotos, vídeos e áudios produzidos pelo Comitê organizador Dakar, pela Comissão de Comunicação e o Escritório do FSM, além de contribuições de outras comissões do Conselho Internacional e de instituições, grupos e redes que estejam organizando eventos rumo a Dakar.

Inscrições: Espaço para as organizações, movimentos, grupos, redes e pessoas fazerem suas inscrições online.

Eventos: Para postagem de atividades autogestionadas.

Na Mídia: Clipping de matérias que saíram na imprensa (tradicional ou alternativa) sobre processo 2010 e evento Dakar.

Mídias do Fórum: Reservado às mídias que, há dez anos, vêm contribuindo para a construção do processo Fórum a partir da concepção da Comunicação Compartilhada.
Cadastre-se no site e envie suas informações!
http://fsm2011.org/
2) Fórum Social dos EUA
O Fórum Social dos EUA – Um outro mundo possível, Um outro Estados Unidos é necessário acontecerá em Detroit, de 22 a 26 de junho. Trará atividades  autogestionadas, assembléias de movimentos populares, plenárias, brigadas e projetos de trabalho (mutirões), da Detroit Expandida, do Fórum Social de Crianças e do Acampamento da Juventude, além das de arte e cultura (performances, exibições e festival de cinema). Estas chegaram ao total de 1.400 inscrições.

Segundo seus organizadores, que esperam a participação de 20 mil pessoas, este Fórum é um passo importante para construir um movimento multirracial, multisetorial, intergeracional, diverso, inclusivo, internacionalista que transforme o país e mude sua história. Por isso, na preparação do Fórum estão sendo realizadas diversas Assembléias de Movimentos Populares (AMP) em comunidades e cidades, sobre vários temas, com a intenção de dar visibilidade às suas discussões locais. Durante o Fórum serão realizadas assembléias destes movimentos culminando no encontro Assembléia Geral dos Movimentos Populares, dia 26, das 12 às 16h30.

Os eixos do Fórum são:

1)Capitalismo em crise
2)Justiça climática
3)Soberania indígena
4)Despejo, migração e imigração
5)Democracia e governança
6)À Direita: Internacionalmente e localmente
7)À Esquerda: Construindo um movimento para a justiça social
8)Estratégias para construir poder e garantir necessidade das comunidades
9)Organizando um movimento trabalhista para o Século 21
10) Justiça midiática, comunicações e cultura
11) Justiça transformativa, cura e organização
12) Guerras intermináveis: militarização, criminalização e direitos humanos
13) Responsabilidade e solidariedade internacionais
14) Detroit e o Cinturão da Ferrugem

Abertura

A Marcha de abertura acontecerá dia 22 de junho, às 17 horas, e, na seqüência, a cerimônia no COBO Arena. Na parte de manhã deste mesmo dia, o público poderá participar das atividades Detroit Highlighted programadas para acontecer das 10 às 12 horas, no COBO Hall.
Inscrições

O valor das inscrições para indivíduos varia de US$ 10 a US$ 120 e podem ser feitas pela internet no endereço: http://ussf2010.org/register. Inscrições no local e o credenciamento serão efetuados no dia 22 de junho, a partir das 10 horas, em COBO Hall.  As de arte e cultura estão encerradas.
Outras maneiras de contribuir

Interessados em contribuir com a divulgação e mobilização do Fórum podem fazer downloads de materiais de comunicação. Além disso, há as opções de inscrever-se como voluntário, organizar assembléias de movimentos populares em suas comunidades, juntar-se a um dos GTs Nacionais, ao Comitê local em Detroit, entres outras maneiras. Saiba como: www.ussf2010.org/get-involved

As informações do site oficial do Fórum Social dos EUA estão disponíveis nos idiomas Espanhol e Inglês.

Acesse: www.ussf2010.org

3) Conselho Internacional reúne-se na Cidade do México
O CI esteve reunido na Cidade do México de 5 a 7 de maio, logo após do Fórum Social Temático do México. Entre outros temas, debateu a organização do Fórum em Dakar 2011, encaminhamentos processo Fórum 2010 como as responsabilidades das Comissões do Conselho – Comunicação, Estratégias, Recursos, Expansão e Metodologia. Mais informações estarão disponíveis em breve do site: www.forumsocialmundial.org.br

4) Calendário 2010
a) Fórum Social EUA

Local:Detroit, Michigan, EUA
Data: 22 a 26 de junho
Contato: detroitinfo@ussf2010.org ou nationalinfo@ussf2010.org
Site: http://ussf2010.org
b) Fórum Social Américas 2010

Local: Assunção, Paraguai
Data: 11 a 15 de agosto
Contato: Magdalena León: consejo@forosocialamericas.org / José Miguel Hernandes: jmamerica@yahoo.com.mx
Site: http://www.forosocialamericas.org/
FSM Online
a) Open FSM

Conheça a rede social que reúne ativistas e militantes de todo o mundo identificados com a Carta de princípios do FSM. Este espaço virtual aberto possibilita a troca de informações e a realização de debates entre os participantes do processo Fórum e interessados. Entre as ferramentas disponíveis no Open FSM, está a criação de espaços auto-organizados e de listas de discussão por e-mail. Clique aqui.

b) WSF TV

O site WSF TV segue no ar exibindo produções audiovisuais relacionadas aos temas do Fórum Social Mundial. O portal pode ser utilizado para hospedar vídeos realizados por qualquer pessoa ou organização identificada com com a Carta de Princípios do FSM. Clique aqui.

c) Fórum de Rádios

Conheça o Fórum de Rádios, um espaço compartilhado pelas rádios participantes do processo Fórum Social Mundial, com produção de informação livre em formato radiofônico a partir de duas linhas: a transmissão multilíngüe e a disposição dos áudios realizados na plataforma web. Clique aqui.
d) Ciranda

Rede aberta, regida pela Carta de Princípios do FSM, conta com núcleo de gestão no Brasil encarregado de manter a iniciativa em permanente diálogo com novas mídias alternativas interessadas no intercâmbio de esforços para cobertura dos temas relacionados à afirmação de que Um Outro Mundo é Possível. Participam dessa gestão articuladores/as e parceiros/as em várias regiões e países tornando difícil nomear a todos. O grupo de apoio editorial da Ciranda em 2010, também aberto a novas adesões, atende pelo email ciranda@ciranda.net .  O site é: www.ciranda.net

Fonte: Jornal Página 13

AFRO-BLOG'S