terça-feira, 29 de junho de 2010

NOTÍCIAS DE ALAGOAS – SOLIDARIEDADE JÁ!

Malung@s APNS

Primeiramente, desculpe-me pela demora no envio de informações sobre o Estado de Alagoas. Felizmente, os membros do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô/APN-AL não fomos atingidos! Mas, muitos amigos nossos perderam muitas coisas ou absolutamente tudo!

Aqui em Maceió não choveu muito e o sol aparece várias vezes, na verdade, o que aconteceu foi um efeito dominó que começou com muita chuva em PE. Os rios encheram, a água veio com força para AL e muitas cidades foram pegas de surpresa. Também tem uma história divulgada na mídia, que uma represa vazou, mas isso foi abafado.

Assim como vocês, nós tivemos informações pela TV e o que vem sendo divulgado ainda é superficial. A desgraça é bem maior, muitos prejuízos, mortes e cidades inteiras foram destruídas, parece até cena de guerra ou de um tusinami. Neste momento, toda a população alagoana (pessoas ricas e humildes) está mobilizada para ajudar nossos irmãos e separando muitos donativos e entregando nos postos de arrecadação que existem em inúmeros locais.

Nós do movimento negro alagoano (religiosos de matrizes africanos, capoeiristas e ativistas) estamos mobilizados em ajudar os nossos companheiros de luta. O representante do Escritório da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, Mestre Claudio, pegou muito material que separamos e entregou na comunidade quilombola Muquém (União dos Palmares).

O que fazemos ainda é pouco e estamos muito preocupados com as comunidades quilombolas, elas já tem difícil acesso e piorou ainda mais. Então, o destino dos nossos donativos é prioridade para eles, inclusive, temos interesse em fazer visita nestas áreas, fazeremos algumas articulações para concretizar esse objetivo.

Então, reforçamos que toda a ajuda é necessária! Aqui, a sociedade doa alimentos, água mineral, roupas, lençóis, medicamentos ... tudo! Também pedimos aos malungos e malungas dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNS) e não-militantes de outros Estados que também ajudem. Vocês podem contribuir financeiramente em uma duas contas abertas pelo Corpo de Bombeiros: Banco do Brasil, agência 3557-2, conta corrente 5241-8, e na Caixa Econômica Federal, agência 2735, operação 006, conta 955/6. Qualquer quantia é bem-vinda!

Muito obrigada pela atenção, preocupação e solidariedade! Cheiro para tod@s!

Helciane Angélica

Jornalista; Coordenadora Estadual dos APNS em AL; Presidente do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô/APN; e integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL)

AFRO-BLOG'S