quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Associação Brasileira de Pesquisadoras(es) Negras(os) sob nova direção!

 

Dia 29 de julho foi divulgado oficialmente , na Assembléia da ABPN depois de 3 longos dias de COPENE, o resultado das eleições para a nova presidência da ABPN, que durará entre os anos de 2010 e 2012. Durante o processo de inscrição de chapas, previsto pelo Estatuto, apenas uma chapa à diretoria da ABPN havia sido inscrita. Essa chapa, intitulada “AFIÁ”, foi eleita com a seguinte composição:

PRESIDENTE: Zélia Amador de Deus (Doutora em Literatura- Universidade Federal do Pará)

Primeiro Vice Presidente: Paulino de Jesus Francisco Cardoso(Doutor em História- Universidade do Estado de Santa Catarina)

Segunda Vice Presidente: Florentina Sousa(Doutora em Literatura – Universidade Federal da Bahia)

PRIMEIRO SECRETÁRIO: Roberto Borges( Doutor em Linguistica – CEFET-RJ)

SEGUNDO SECRETÁRIO: Joaze Bernardino( Doutor em Sociologia –  Universidade de Brasília)

PRIMEIRA TESOUREIRA: Tânia Maria Pedroso Muller(Doutora em Educação -Universidade Federal Fluminense)

SEGUNDO TESOUREIRO: Manoel Juaná (Doutor em Sociologia -Universidade Federal de São João Del Rei)

COORDENADORES(AS) REGIONAIS

NORTE: Wilma Baia (Doutora em Educação – Universidade Federal do Pará)

NORDESTE: Nilo Rosa (Doutor em Sociologia – Universidade Estadual de Feira de Santana)

SUL: Paulo Vinicius Batista da Silva (Doutor em Psicologia –  Universidade Federal do Paraná)

SUDESTE: Ligia Fonseca da Silva (Doutora em Literatura- Universidade Federal de São Paulo)

CENTRO OESTE: Deborah Silva Santos (Mestre em História- Universidade de Brasília)

Nesta mesma assembléia também , foi decido que o primeiro vice-presidente da ABPN, Doutor PaulinoCardoso, assumisse a  próxima Presidência do Copene , que será na Universidade Estadual de Santa Catarina.

O professor Paulino anunciou, já como uma atividade  a ser executada pela nova direção da Associação,   o início do Seminário Virtual dos NEABs( Núcleos de Estudos AfroBrasileiros) a partir de setembro e que terá como objetivo principal discutir a identidade dos Núcleos, em sentido amplo (Quem somos? O que queremos?).

Pelo reconhecimento da qualidade de seus trabalhos, a nova presidência da ABPN convidou as professoras Eliane Cavalleiro( ex-presidente da ABPN) , Andréia Lisboa e Raquel Souza a permanecerem na direção de produção e editoração da Revista da ABPN, ratificando o desejo de todos que a revista da ABPN atinja qualidade tal que nos leve a obter o selo Qualis Capes em tempo o mais breve possível. Solicitou-se, ainda, às três professoras, que continuem responsáveis pelas relações internacionais travadas pela ABPN e, para os dois convites, houve acordo das mesmas.

A presidenta, Zélia Amador de Deus, destacou em sua fala que a ABPN é uma associação de todos nós e, portanto, é de responsabilidade de cada um, não apenas do grupo da direção, como também enfatizou que  o COPENE deve ser assumido como um congresso agregador não somente no momento de realização do mesmo, mas durante todo o seu processo de construção!

Fonte: Site do COPENE

AFRO-BLOG'S