segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Quatis discute igualdade racial em Fórum

A secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Quatis realizou ontem(4) o I Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o tema "Estatuto da Igualdade Racial e sua Aplicação nas Políticas Públicas". O evento, que aconteceu no Ciep 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, reuniu 100 pessoas com o objetivo discutir e organizar as dificuldades da comunidade negra, bem como as estratégias da Política Públicas de Igualdade Racial no município.

- Este primeiro fórum foi um chamamento para mais dois fóruns que serão realizados em 2011 em preparação à conferência nacional, que acontecerá no segundo semestre de 2011 - explicou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Hélio Ricardo.

Acompanhe as notícias do DIÁRIO DO VALE também pelo Twitter.

Além de membros da secretaria, a sociedade civil organizada, agentes de saúde, coordenadores dos PSFs (Postos de Saúde da Família), representantes de escola, associações de moradores e representantes da Comunidade Quilombola de Santana também prestigiaram o evento. Hélio lembrou que este fórum é um momento para todos aqueles que estão envolvidos em questões ligadas ao assunto conhecerem melhor a estrutura do Estatuto da Igualdade Racial.
- Conhecer melhor o documento nos possibilita construir melhor as diretrizes municipais em relação à população negra do município. Identificar a visão e informar os benefícios que este Estatuto traz, também será assunto do evento - disse ele antes do fórum, acrescentando que tudo teve início com os movimentos raciais.

Logo após a cerimônia de abertura, no início da manhã, houve uma apresentação teatral do Projovem Adolescente do município, com uma releitura da luta e morte de Zumbi dos Palmares e sua importância com a criação do Estatuto de Igualdade Racial. A apresentação teve a participação especial do Grupo de Dança Afro Brasileira de Resende.
A partir das 9h30 aconteceu uma mesa redonda, composta pelo prefeito José Laerte d'Elias (PMDB), pela secretária de Educação, Aldjane Prata, a assessora técnica da Gestão Estratégica e Participativa da Sub Secretaria Geral da Sesde-RJ, Graciela Esther Pagliaro. A discussão na mesa foi mediada por Hélio e, segundo ele, a conclusão maior foi a necessidade de integração.

- Precisamos integrar as políticas públicas das áreas de assistência social direitos humanos, educação, saúde e esporte e lazer. Dois passos para isso já foram, inclusive, referendados no fórum: vamos criar um plano de ação em conjunto com estas secretarias. As ações serão voltadas à comunidade de Santana e à população afrodescendente do município. Também vamos levar isso à secretaria de Trabalho e Renda - avaliou.

Segundo Hélio, a união com estas outras duas secretarias se deve à necessidade de levar a estas pessoas qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Além de destacar a importância dos trabalhos voltados às 21 famílias da Comunidade de Santana, Hélio convidou o prefeito da cidade para falar sobre a "Rota de Desenvolvimento".
- Não adianta discutir isso, essas inserções e políticas públicas, se não discutir desenvolvimento local - justificou.

O I Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial aconteceu a partir das 7 e meia da manhã, no auditório do CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, localizado à Rua Genésio Leite, 235, Nossa Senhora do Rosário, Quatis.

Fonte: Jornal Diário do Vale

AFRO-BLOG'S