sábado, 23 de julho de 2011

Congresso Estadual da Articulação de Esquerda do Estado do Rio de Janeiro

 

O I Congresso Estadual da Articulação de Esquerda do Rio de Janeiro foi realizado nos dias 08 e 09 de julho de 2011, na cidade do Rio de Janeiro. Nos dois dias foram debatidos os pontos da pauta previstos no regimento do I Congresso da AE: a) Balanço do período, até as eleições 2010; b) Estratégia e programa para o próximo período; c) Construção da AE; d) Eleição da nova direção estadual; e) Eleição de delegados/as para o congresso nacional.

No dia 08 de juIho de 2011, na sede dos Sindicato dos Metroviários, na Avenida Rio Branco, nº 277, 4º andar, às 19h30min, com a presença de 81 companheiros e companheiras (31 militantes da AE e 50 convidados e convidadas), iniciou-se o congresso com o debate sobre "Balanço do período até as eleições 2010 – Estratégia e Programa da Esquerda Brasileira para o próximo período".

Compuseram essa mesa o Senador Lindbergh Farias, o deputado federal Alessandro Molon, o ex-senador Geraldo Cândido, André Taffarel, Presidente da Câmara de V ereadores de Mesquita e pré-candidato a prefeito, Cláudio Jorge, Secretário de Agricultura de Maricá, Renata Rossi, membro do Diretório Nacional do PT, Olavo Brandão, membro do CEE, DEAE e Dnae e Cristiane Oliveira, militante da AERJ.

No dia 09 de julho de 2011, na sede do Partido dos Trabalhadores, na Rua do Carmo, nº 38, 3º andar, às 10h50 iniciou-se os trabalhos, com o tema "Conjuntura e Tática – Construção da AE", sendo a mesa composta pelos companheiros Olavo Brandão, André Taffarel e Cristiane Oliveira.

O companheiro Taffarel abriu a plenária trat ando do sucesso do debate do dia anterior, a seguir passou a palavra ao companheiro Olavo Brandão, que falou sobre a trajetória da AE, a construção do socialismo, a necessidade de retomar o crescimento da AE-RJ, da posição da AE no Diretório Estadual - RJ e das possibilidades de crescimento da AE em nosso estado. Seguiu-se debate com o plenário presente.

A segunda mesa, composta pelos companheiros Almir Barbio e Clarisse Freitas, encaminhou a discussão e deliberação dos seguintes pontos: "Organização da AERJ", "Eleição da Direção Estadual" e "Eleição dos delegado(as) para o Congresso Nacional da AE".

Foram aprovados 05 eixos principais de atuação, a serem seguidos no plano de trabalho da nova Direção Estadual da AE-RJ: a) mulheres; b) juventude; c) formação política; d) comunicação; e) sindical.

Sobre as eleições 2012, deliberou-se que devemos apoiar as candidaturas proporcionais e majoritárias, que tenham proximidade com os nossos princípios, nos municípios onde não lançarmos candidatura própria, e que serão candidaturas prioritárias da Corrente: do companheiro Taffarel, prefeito em Mesquita, da companheira Clarice Freitas, vereadora em Barra Mansa, dos companheiros Ivan, vereador em Seropédica e Paulo Roberto, vereador em Belford Roxo.

Sobre finanças, foi aprovado: a) manter o pagamento da contribuição mensal militante; b) realização de eventos e políticas de arrecadação.

Nova direção estadual. Foi aprovado que a nova direção estadual será composta de 09 membros, mantendo-se o secretariado executivo com 05 membros. Após apresentação, defesa e aprovação, a nova direção será composta por: Geraldo Cândido, Olavo Brandão, Cristiane Oliveira, Almir Barbio, Renam Brandão, Guilherme Póvoas, Helbson de Ávila, Míriam Cruz e Jorge Olmar.

Delegados/as para o I Congresso Nacional. Com 7 delegados e delegadas credenciados(as), eleitos(as) nos congressos de base, foram eleitos 01 delegado e 01 delegada para o Congresso Nacional, o companheiro Olavo Brandão e a companheira Fátima Dutra. Sendo suplentes, Clarice Freitas e Almir Barbio.

Não havendo mais nada a tratar, às 14 horas encerrou-se as atividades do I Congresso Estadual da AE – Rio de Janeiro.

AFRO-BLOG'S