quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MOÇÃO DE REPÚDIO ÀS REMOÇÕES NO RIO DE JANEIRO

         Nós, participantes do 5º Encontro Estadual da Rede Fé e Política no Estado do Rio de Janeiro, aprofundando o tema “O sistema capitalista e o futuro do planeta: em busca da sociedade do Bem-Viver”, expressamos nosso repúdio às ações de remoção de famílias moradoras nas favelas do Rio de Janeiro, sem prévio entendimento e sem que se lhes assegure nova moradia condizente com seus compromissos e costumes. Não se tem levado em conta a escola das crianças, o local de trabalho dos adultos, a possibilidade de atendimento médico e dentário – pelo motivo de abertura de estradas em vista dos mega-eventos previstos para os próximos cinco anos.

 

         Repudiamos também as remoções por motivo de risco ou de preservação ambiental realizadas sem prévio diálogo com as famílias interessadas e sem lhes garantir os direitos e a continuidade dos serviços de que necessitam e de que o Bem-Viver exige. Como disse a relatora da ONU para moradia digna, Raquel Rolnik, o processo tem que ser “chave a chave”, sem o mínimo prejuízo para qualquer família atingida.

 

         O motivo desse nosso repúdio é a defesa dos direitos dessas famílias que estão sendo deixados de lado, numa verdadeira operação de “limpeza urbana”, em favor de falacioso embelezamento da cidade para receber a visita dos turistas por ocasião dos mega-eventos.

 

Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2011

Rede Fé e Política do Estado do RJ

AFRO-BLOG'S