domingo, 13 de novembro de 2011

FCDRMT - MANIFESTO CONTRA VETO JOÃO HENRIQUE - CONVOCAÇÃO 09\11\2011

É chegada a hora de nossa unidade:Manifesto de Repúdio ao Veto de João Henrique

Em pleno novembro de 2011, ano eleito pela ONU, como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Prefeito João Henrique, dando uma demonstração do seu conservadorismo de direita racista, vetou o projeto aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores que institui 30 % de cotas para negros nos concursos públicos. Isso só revela o quanto o prefeito e a elite desta cidade despreza a capacidade do movimento negro de reagir a altura à uma afronta como esta.
As ações afirmativas já são uma realidade na educação, mas está apenas começando em outro setor, igualmente estratégico, como é o mercado de trabalho. Recentemente, foi aprovado um projeto de reserva de vagas com o mesmo teor no Estado do Rio de Janeiro por indicação do Governo do Estado. Contudo, justamente em Salvador, cidade com a maior população negra fora da África, que tem um dos maiores índices de desigualdades entre brancos e negros e, uma das piores distribuição de renda do país, segundo indicadores do IBGE e DIEESE, onde um projeto de cotas no mercado de trabalho tem toda legitimidade para ser aprovado, este foi vetado pelo Prefeito João Henrique. O prefeito em sua ação autoritária desprezou o projeto aprovado por unanimidade dos votos dos vereadores.

Que será que passa na cabeça de João Henrique para vetar um projeto como esse em pleno mês de novembro e, no ano internacional dos afrodescendentes? Será que ele espera que não tenha repercussão, pois duvida de nossa capacidade de nos mobilizarmos para defender um projeto de cotas, pois estaríamos mais interessados em atividades culturais e comemorativas? Seja lá o que for que passe na sua cabeça. o fato é que vetou e agora temos que responder a altura o seu racismo. Se este mesmo racismo consiste em nos subestimar, torna-se uma questão de honra nossa reação para derrotá-lo. Vamos mostrar para João Henrique, que independente de nossas divergências pontuais, temos uma missão ancestral histórica de lutar pelos projetos de emancipação social, política e cultural do nosso povo.
Assim convidamos todos os militantes de todas as entidades, comprometidas com a luta contra o racismo, para uma reunião na quarta-feira, na Biblioteca Central às 18:00 horas, para organizarmos uma grande manifestação.
O que: Reunião dos militantes do movimento negro
Onde: Biblioteca Central
Dia: 10 de novembro (quarta-feira)
Horário: 18:00 horas
Assunto : Veto de João Henrique ao projeto de cotas para negro em concursos públicos do município

FÓRUM DE COMBATE A DESIGUALDADE RACIAL NO MERCADO DE TRABALHO

AFRO-BLOG'S