sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Nota da Ana Rita em defesa do Povo Guarani - MS

Venho acompanhando a luta incessante dos povos indígenas no Brasil, e neste momento, especialmente, da etnia Guarani no Mato Grosso do Sul.

Não é de hoje os mais variados episódios envolvendo todo tipo de violência contra as principais lideranças indígenas neste Estado.

Entretanto, o ocorrido na sexta-feira passada, no acampamento Guaiviry, município de Amambai, deve ser transformado em um marco de indignação, ecoando fortemente através de um grito de BASTA DE VIOLÊNCIA, BASTA DE IMPUNIDADE.

Os setores populares e democráticos da nossa sociedade devem dar respostas firmes, cobrando medidas concretas e imediatas das instituições públicas, tanto em nível federal, quanto no estado.

Tenho plena ciência que o centro dos interesses em questão está na histórica luta pela terra e a negação dos direitos básicos a sobrevivência de um povo, entre estes as suas terras. Sem esta garantia, quaisquer outras medidas não resolverão os conflitos, nem cessará o derramamento de sangue indígena.


Tendo em vista compromissos marcados anteriormente, que por mais que tenha buscado não consegui cancelar, infelizmente, não poderei estar presente nesta importante manifestação.

De toda forma, registro o nosso apoio a este ato e o mais profundo compromisso com as bandeiras indígenas. O nosso mandato está à inteira disposição dos nossos irmãos índios.

É dever de todos denunciar o estado de terror em que uma parcela da sociedade além de ter negado seu direito a um lugar a terra, tem negado o direito à vida!

Um afetuoso abraço a todos e todas

Ana Rita
Senadora do PT/ES - vice- presidenta da Comissão de Direitos Humanos do Senado da República
 

AFRO-BLOG'S