quarta-feira, 11 de abril de 2012

Nota da Articulação de Esquerda do PT do DF em apoio ao Ato Público pelo Dia do Direito à Justiça

Crédito : Latuff

DIA 12 DE ABRIL, ÀS 14 HORAS, EM FRENTE AO STF

 

Está na pauta do Supremo Tribunal Federal no próximo dia 12 de abril a ação da OAB sobre o cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Araguaia. Na mesma ação decidirão se os crimes de desaparecimentos políticos estão abrigados pela lei de anistia e ficarão impunes.

 

Este julgamento tem caráter definitivo e, caso indeferido, nunca mais nenhuma ação judicial poderá ser aberta no Brasil sobre os crimes da ditadura!

 

O Levante Popular da Juventude convocou um ato para o dia 12 de abril em frente ao STF e realizou uma convocatória para diversos grupos de esquerda, chamado este que a Articulação de Esquerda, tendência interna do Partido dos Trabalhadores atende e reforça.

 

É necessário que os diversos movimentos sociais e a militância dos partidos de esquerda, em especial o Partido dos Trabalhadores, se manifestem e participem desta importante mobilização.

 

É preciso que o Brasil discuta e se encontre com seu passado, passando  a limpo sua História e terminando com o sentimento de impunidade que hoje sufoca a nossa sociedade. Não se trata apenas de discutir o passado em si mesmo, mas de encerrarmos devidamente o período da ditadura. Precisamos acabar também com seus resquícios que vemos ainda hoje quando a população da periferia é alvo de todo tipo de violência nas ruas e nas delegacias, e também quando movimentos sociais são reprimidos em suas mobilizações.

 

O Congresso Nacional aprovou a lei da Comissão da Verdade. O Poder Executivo tem promovido reparação e as políticas de memória.

 

É a hora do Judiciário ouvir o povo e respeitar o direito à verdade e à justiça!

 

Não à impunidade aos torturadores e assassinos da ditadura militar!

 

Pela punição dos crimes de lesa-humanidade, imprescritíveis!

 

 

Articulação de Esquerda, tendência interna do PT

AFRO-BLOG'S