domingo, 24 de junho de 2012

Agora, é a vez dos jornalistas debaterem o meio ambiente

No próximo fim de semana – dias 29 e 30 de junho e 1º de julho -, jornalistas, estudantes de Comunicação e diversas outras pessoas interessadas na questão da mídia estarão participando, no Município de Maricá, do IV Congresso Estadual dos Jornalistas do Rio de Janeiro. O tema central do encontro é Jornalismo, o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável no Estado do Rio de Janeiro.

O Congresso dos Jornalistas acontece dias após a realização da Conferência Internacional Rio+20 e a Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro, que atraíram milhares de jornalistas, tanto na cobertura como na militância. Agora, os profissionais de Imprensa serão os protagonistas da discussão ambiental. O congresso é organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Maricá.

Além do tema central, haverá duas outras mesas de debates: Mídias sociais e Direitos Humanos, tendo como palestrantes Gilney Viana, secretário-executivo da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República; Carlos Eugênio Paz, da Rede Democrática; Sandra Cavalcanti, militante da Cúpula dos Povos, e Márcio Kerbel, do Movimento dos Blogueiros Progressistas. O jornalista Mário Augusto Jakobskind será o mediador. A mesa sobre Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas, Organização Sindical e Marco Regulatório da Comunicação terá como debatedores Nilo Sérgio Gomes – professor de Comunicação da UFRJ -, Álvaro Brito – professor de Comunicação do Sul Fluminense -, um representante da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional e o jornalista Sérgio Caldieri como mediador.

Ainda estão abertas as inscrições para o evento, devendo os interessados acessarem o site do Sindicato dos Jornalistas: www.sindicatodosjornalistas.org. Há taxas de inscrições diferenciadas para estudantes, jornalistas sindicalizados, jornalistas não sindicalizados e observadores de outras categorias profissionais.

AFRO-BLOG'S