quarta-feira, 17 de outubro de 2012

UFSCar outorga título de Professora Emérita a Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Nesta sexta-feira (19/10), o Conselho Universitário da UFSCar outorgará o título de Professora Emérita a Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, docente da Universidade desde 1989 e Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP). A concessão do título foi aprovada pelo ConsUni em dezembro de 2011, a partir de proposição do DTPP, considerando o percurso da homenageada como professora e pesquisadora e, também, sua atuação política. A Sessão Solene de outorga do título acontecerá às 16h30, no Anfiteatro da Reitoria, e é aberta ao público.

Ao longo de sua trajetória acadêmica, Petronilha B. Gonçalves e Silva formou gerações de profissionais, professores e pesquisadores, em atuação sempre articulada à produção de conhecimento na temática da Educação e Relações Étnico-raciais e à extensão. Fundou, em 1991, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSCar. Participou, de 2007 a 2011, da proposição e gestão do Programa de Ações Afirmativas da Universidade. Além da relevância de suas contribuições à Universidade, o trabalho da professora Petronilha já foi reconhecido em diversas outras instâncias e fóruns nacionais e internacionais, como na sua indicação para ser conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (mandato 2002-2006), cargo no qual foi relatora do Parecer CNE/CP 3/2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, e participou da relatoria do Parecer CNE/CP 3/2005, relativo às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia.

Dentre outras premiações, foi admitida pela Presidenta Dilma Roussef, em março de 2011, na Ordem Nacional do Mérito, por sua contribuição à educação no Brasil, e na mesma ocasião recebeu o prêmio Educação para a Igualdade, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

AFRO-BLOG'S