quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Novos conselheiros da igualdade racial discutem atuação do Cnpir


Representantes da sociedade civil empossados dia (27/11) começam a organizar o funcionamento do órgão no biênio 2012/2014
Novos conselheiros da igualdade racial discutem atuação do CNPIR
A nova gestão do Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) concluiu hoje (28/11) a 37ª reunião ordinária do órgão, em Brasília. A atividade finaliza o processo eleitoral organizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e que legitimou as representações da sociedade civil para o biênio 2012/2014. Já nomeados, os conselheiros discutiram a estrutura, o formato e a metodologia de trabalho do Conselho, que é um órgão colegiado, de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da SEPPIR.
“Os novos conselheiros iniciam a gestão num ambiente extremamente favorável do ponto de vista da presença das ações afirmativas no debate nacional”, afirmou a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, que destacou a representação cada vez mais significativa do movimento social negro nos diversos órgãos similares como o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Consea. “Dessa maneira, fica mais fácil assegurar o monitoramento da transversalização da questão racial nas políticas das diferentes áreas”, completou.

A importância da atuação dos conselhos para a garantia do recorte racial nas políticas públicas também foi abordada por Marcelo Pires, da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República. Ele destacou a relevância do Fórum de Conselhos, que possibilita a articulação e o diálogo entre os temas, e falou sobre outras atribuições desses órgãos que estão sendo discutidas e avaliadas no governo, a exemplo do monitoramento das deliberações das conferências. De acordo com Pires, os conselhos – inicialmente foram constituídos pelo princípio da participação social – passam a funcionar como método de governo.
Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial
O CNPIR tem como finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira. Além do combate ao racismo, o CNPIR tem por missão propor alternativas para a superação das desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando, assim, os processos de controle social sobre as referidas políticas.
Axé para todos!!!   Igualdade Racial É Pra Valer!!!

AFRO-BLOG'S