sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Encontro de Jornada de Folia de Reis acontece em Barra Mansa


Evento conta com apresentação de quatorze grupos

Neste domingo, dia 11, a partir das 15h, a Associação de Moradores Alvorada e Água Comprida, com o apoio da prefeitura de Barra Mansa - por meio da Fundação de Cultura, realiza o 'Encontro de Jornada de Folia de Reis e São Sebastião'.  O evento será realizado na Praça Marcello Drable, localizada no bairro Água Comprida. No local haverá praça de alimentação e vendedores ambulantes. A previsão da organização é que o encontro termine por volta de meia noite.

Segundo o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, a expectativa é que aproximadamente 400 pessoas participem da festa. “Buscamos preservar e incentivar as ações culturais tradicionais remanescentes no município” enfatizou o superintendente, que ainda acrescentou que o evento contará com apresentações de música e dança em homenagem aos Santos Reis e a São Sebastião, com canto de hinos de louvor e apresentação dos tradicionais palhaços.


Queremos desmistificar as histórias sobre a Folia de Reis, preservando a tradição, que passa de geração em geração”, declarou o secretário de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa e principal apoiador da jornada municipal, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza. Ainda de acordo com o secretário, a jornada é uma representação da fé. “As famílias não precisam ter medo de abrir suas casas, para receber a bandeira sagrada, e assim, mostrar às crianças que tal apresentação faz parte da cultura brasileira”, finalizou ele. 

O encontro vai se repetir no próximo sábado, dia 17, no Corredor Cultural e no domingo, dia 18, na quadra do Colégio Estadual Boa Vista, no bairro Boa Vista II.
Participantes do encontro: Jornada da União, Jornada Sagrada Estrela Guia de BM, Jornada Companhia dos Magos à Procura de Deus Menino, Jornada Estrela Maior, Jornada Unida Divina Luz, Jornada Filhos de Davi, Jornada Estrela Sagrada do Oriente, Jornada Estrela Sagrada do Retiro, Jornada Sagrada Estrela Divina do Oriente, Jornada Estrela Nova Geração, Jornada da Paz, Jornada Lua Nova, Jornada Estrela Sagrada e Jornada Três Reis do Oriente. Dentre as jornadas, se encontram grupos de Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e do Estado de Minas Gerais.

AFRO-BLOG'S