sábado, 25 de julho de 2015

NOTA DE APOIO AMNB - MEIRY COELHO


17/07/2015
NOTA DE APOIO AMNB - MEIRY COELHO

A Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) vem expressar apoio à indicação de Meiry Coelho, ativista do movimento de mulheres negras e, integrante do Instituto Negra do Ceará (INEGRA) à Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

A AMNB, tem como missão institucional, promover a ação articulada de organizações e grupos de mulheres negras na luta contra o racismo, o sexismo, a opressão de classe, a lesbofobia e outras formas de discriminação, contribuindo para a transformação das relações de poder e construção de uma sociedade equânime. Para tanto, reconhece a importância da luta pelo Estado Democrático de Direitos, o qual só nascerá com a promoção das condições materiais e simbólicas dos direitos individuais, difusos e coletivos e a democratização da justiça. 

A ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Ceará foi criada em 2010 e, desde então, vem promovendo a democracia participativa no Estado, garantindo espaços efetivos de comunicação da Defensoria com a Sociedade Civil e promovendo o direito à justiça e à participação. É, portanto, um espaço de relevância para a adequação do sistema de justiça a uma ordem jurídica justa que promova a efetiva tutela de direitos e o acesso à justiça, sem diferenciações de gênero, raça, classe, geração, religião e sexualidade.

Assim, nos juntamos à campanha ?Viver Exige Direitos? e manifestamos publicamente o nosso apoio à Meiry Coelho, que é Cientista Social, Mestra em Sociologia e tem uma trajetória de 10 anos dedicada à luta em defesa dos direitos humanos, dos direitos das mulheres, contra o racismo e em defesa das comunidades tradicionais, especialmente as comunidades quilombolas. 

Entendemos que ela apresenta todas as qualificações necessárias ao exercício do cargo de Ouvidora Externa da Defensoria Pública do Ceará, tendo condições plenas de fazer cumprir os deveres e funções deste órgão. 

Articulação das Organizações de Mulheres Negras Brasileiras

AFRO-BLOG'S