segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Uberlândia realiza Encontro Literário do Cerrado

Evento gratuito acontece de 15 a 20 de novembro, no Center Convention, com várias atividades culturais

O Encontro Literário do Cerrado (Elicer) vai reunir no Triângulo Mineiro cerca de 100 editoras brasileiras e promover várias atividades culturais. Todas as atividades da programação terão entrada franca durante os dias 15 e 20 de novembro, no Center Convention, em Uberlândia. As inscrições serão abertas a partir do dia 3 de novembro pelo site do evento.

Um dos principais objetivos do Elicer é dar destaque à produção literária e estimular a leitura, evidenciando seu caráter educativo e gerador de transformações sociais. “É um projeto que se justifica pela capacidade de aproximar o público ao universo literário, por meio do contato com escritores e de uma programação cultural diversificada e interativa”, comenta o idealizador do evento, Humberto Paes Leme.


Destinado a todos os segmentos e faixas etárias da população, as atividades contemplarão os mais variados temas e gêneros literários. A programação contará com a Feira do Livro com expositores de todo o país e espaço para lançamento de livros e sessões de autógrafos. Também haverá salas para bate-papo e debate com autores, palestras, contação de histórias, apresentações artísticas e musicais, atividades recreativas, campanha de doação de livros e um núcleo digital para estimular a produção criativa por meio das novas mídias e tecnologias.

Além de estimular a leitura em sua plenitude, o Elicer busca a valorização da literatura regional através da participação de autores da região. Para isso, o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, está responsável por convidar os escritores interessados que devem atender, posteriormente, a alguns requisitos estipulados pela instituição.
 
O evento é realizado pela Pool Comunicação e recebe o apoio institucional da TV Integração, Câmara Mineira do Livro, Câmara Brasileira do Livro e do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). “Entusiasmo define nossa expectativa sobre a realização do Elicer, evento muito bem-vindo ao circuito de feiras e festivais de livros de Minas Gerais. Uberlândia e região entram no mapa da promoção da leitura como bem cultural de amplo acesso e direito de todos”, diz a presidente da Câmara Mineira, Rosana de Mont' Alverne Neto.


A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Center Shopping e a Prefeitura Municipal de Uberlândia também são parceiros do evento.

Vales-livros e ônibus

A SEE/MG viabilizará vales-livros de R$ 20 e R$ 50 para 16 mil alunos e 1.600 professores das escolas públicas estaduais ligadas a Superintendência Superintendência Regional de Ensino (SRE).  para compra de exemplares na Feira do Livro, durante os seis dias do evento. Todo o processo de vale-livros será operacionalizado pela Câmara Mineira do Livro. 

Os alunos da rede estadual de ensino serão acompanhados por um sistema de monitoramento com pulseiras de identificação codificadas, a fim de garantir todo conforto e segurança às crianças e adolescentes. O translado da escola ao Center Convention, assim como o retorno, será feito por 46 ônibus com horários de chegada e saída organizados pela SRE em Uberlândia. As estimativas da comissão organizadora são de que o Elicer gere cerca de 200 empregos diretos e 1.600 indiretos.

A UFU também irá disponibilizar aos graduandos dos campi Uberlândia, Monte Carmelo, Patos de Minas e Ituiutaba ônibus gratuito para acesso ao evento, além de vales-livros para os estudantes utilizarem na Feira do Livro. A EDUFU, editora da universidade, vai promover em um dos dias do Elicer tarde de autógrafos com os autores.

AFRO-BLOG'S